IT - A Coisa: De 1990 à 2017.

Gênero: Suspense, Terror.



  Dentre vários estilos de filmes de horror e suspense, não é atoa que as obras de Stephen King sempre estão entre as melhores já produzidas nas telonas. No texto de hoje, o então longa  titulada It leva como subtitulo Uma Obra prima do Medo - como tradução aqui no Brasil- e acredito que à frase é oque melhor define essa maravilhosa história.

  Começando como um telefilme exposto de 18 até 20 de novembro de 1990. It se consagrou como um um dos 5 melhores filmes do gênero já produzidos. 

  Claro que grande parte da eternização deste longa se da pela excelente direção de um especialista em Horro, Tommy Lee Wallace (também diretor de Halloween 3 e A Hora o Espanto 2)  e por uma das melhores atuações de Tim Curry no mundo da arte, emprestando tanto sua voz grave e amedrontadora quanto os trejeitos faciais para dar vida ao aterrorizante e curioso Palhaço Pennywise - o personagem principal da trama.

  
  Tratando um pouco do enredo (sem spoilers), o filme se passa em uma fictícia e pacata cidade do estado do Maine, no extremo nordeste dos EUA , chamada Derry. Em meio a  calmaria da região, um grupo de crianças, as quais vivias suas vidas normais, começam a perceber alguns desaparecimentos de outras crianças e também presenciam algumas visões bizarras e um tanto quanto assustadoras. Certa vez, em uma roda de conversa, ambas as crianças comenta sobre suas visões e ficam espantadas por todas elas terem em comum a aparição de um palhaço maluco e psicótico. Dai por diante o grupo de pirralhos decide investigar os fatos e por ai tudo se desenrola...


  O mais interessante na obra é que não se trata de cenas com mixagem de som e cenas de Jump Scare, o verdadeiro sentimento de terror  está no andamento da trama e na agonia de ter certeza saber, muitas vezes, o momento da aparição de Pennywise mas não a real "maneira" que ele ira se manisfestar na cena - podendo se mostrar de varias formas físicas diferentes, dependendo da do sentimento de medo de cada criança-.

  Tratando agora do remake de 2017, o ator escolhido para reviver o palhaço foi o sueco Bill Skarsgård e o mesmo deu muito conta do recado , honrando com "unhas e dentes" o personagem de Stephen King, assim como a todo o novo elenco escolhido e a ótima direção do Argentino Andy Muschietti - o qual se espelhou muito no trabalho do antigo Tommy.



  Com poucas mudanças e muita nostalgia na semelhança entre as histórias, IT- A Coisa chega em 2017 ( 27 anos depois de sua última aparição) para estourar as bilheterias e sem duvida concorrer às diversas categorias das premiações mais reconhecidas pela crítica e pelo mundo da arte.










Comentários

  1. Amei a fotografía do filme, a câmera subjetiva. E um Pennywise mais estiloso e mais “American Horror Story”. Porém, é mais dramático, mais manipulador e mais afetado também. O gênero de terror nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que o filme IT a Coisa, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas