A Chegada
(The Arrival)
Gênero: Drama, Sci-fi.RUIM, BOM ou DIFERENTE ?
Mais um filme que, apesar de ser considerado "bom", ainda divide criticas ao redor do público.
Lançado em 2016 (USA), A Chegada (The Arrival), nos traz a história da Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma especialista em linguagens, dialetos...comunicação em geral e ao mesmo tempo uma mulher insegura e cheia de mistérios. Certo dia, Dra. Banks é convocada pelo Coronel Weber (Forest Whitaker) para ela ajudar o governo americano a se comunicar com uma nave alienígena que se havia se instalado na região.
Lá, Louise conta com a ajuda do militar Ian Donnelly (Jeremy Renner) para entender o tipo de comunicação que esses seres extraterrestres estão usando e descobrir as reais intenções dessas criaturas em nosso planeta.
Retornando à frase dita por mim no início, os pontos "negativos" que fizeram algumas pessoas jugarem mal o longa, foram o paicing(ritmo do filme) muito parado - com takes muito longos, prolongando a expectativa do público e deixando-os, em partes, cansados-. e o fato da "ficção" em si, ficar em segundo plano.
Em minha opinião, o pacing realmente é parado durante praticamente metade do filme, porém não deixa a peteca cair e, por mais que seja de uma forma "mais calma", não perde o fio da meada e consegue ligar todos os pontos da trama.
Falando a respeito da "questão alienígena" ficar em segundo plano, creio que isso pode ser relativo.
Nós estamos acostumados a pensar em GUERRA, EXPLOSÃO e CAOS quando o termo " Ficção alienígena" vem em nossas mentes. Devemos repensar e tentar sair daquele comodismo e senso comum de que alguns gêneros de filmes tem roteiros "engessados". Os Alienígenas possuem uma importância no roteiro, mas a o núcleo de tudo não deixa de ser da Dra. Banks.
Em suma, se você pretende ir ao cinema assistir A Chegada e esperar algo similar a Independence Day ou Guerra dos Mundos, não gaste seu dinheiro ! Entretanto, se você pretende dar uma chance para entender o que o filme tenta transmitir à nós e qual a real mensagem do diretor Denis Vilenueve passa, a respeito da comunicação, da reação desespero e falta de união que a raça humana mostra, perante algo que às tire da zona de conforto e do TOPO DA CADEIA INTELECTUAL, os seres Extraterrestres!!
Um roteiro merecedor de aplausos (vencedor de prêmios pelo Critics Choise Awards, BAFTA, etc...), elenco pequeno no tamanho, mas grande na entrega de atuação - em especial por um dos melhores papeis de Amy Admas em sua carreira-.
Comentários
Postar um comentário