Rua Cloverfield, 10
(10 Cloverfield, Lane)
Gênero: Suspense, Sci-Fi.
Lançamento: 07/Abril/2016.
Rua Cloverfild, 10.
Uma boa produção!
Isso mesmo! Rua Cloverfield, 10 gerou algumas duvidas em minha cabeça quanto a melhor forma de classificar. Por um lado, o filme te um suspense ótimo, o estilo de filmagem e direção imergem o espectador nas cenas, por outro lado, a mesma curiosidade que alimentava o obsessiva desejo do espectador obter respostas, criou uma expectativa maior do que o longa comportaria.
Então, em minha opinião – por mais que eu ame roteiros sinistros e misteriosos- Rua Cloverfield, 10 não pode ser mais do que ....um filme legal ! Apenas.
Em sinopse, o enredo gira em torno de Michelle (Mary Elizabeth Winstead), uma jovem que sofre um acidente de carro e posteriormente acorda em um abrigo subterrâneo (Bunker, na versão original)pertencente a Howard Stambler (John Goldman), um “cinqüentão” super ranzinza e misterioso.
Michelle tenta descobrir o motivo de estar confinada nesse esconderijo e a única explicação de Howard foi a dissipação de um vírus mortal e só !
A obscuridade do personagem de Goldman cria uma infinidade de dúvidas na cabeça de nossa protagonista que, pouco a pouco, vai movendo sua curiosidade para saber se de fato tudo aquilo é verdadeiro, se as pessoas na casa são de confiança e se um dia tudo aquilo acabaria e todos voltariam para a superfície. Isso realmente faz o espectador entrar no papel de Michelle – fazendo-se as mesmas perguntas-, tornando o filme ainda mais enigmático.
É exatamente esta restrição quanto à apresentação da trama e as características dos personagens que tornam o longa interessante, entretanto, como havia dito acima, algumas respostas não foram deixadas tão claras – um considerável ponto negativo-.
Emmet (John Gallagher, Jr.), é um jovem e também “vitima” do abrigo e passa o filme todo (praticamente) como ajudante de Michelle - tendo um papel meio “terciário” no enredo-.
Entre elogios e críticas, de certa forma, deve-se reconhecer o trabalho do diretor Dan Trachtenberg, sendo este o PRIMEIRO longa-metragem produzido na carreira.
Se em Os Oito Odiados o diretor Tarantino utilizou lentes de 70 mm para se obter uma visão mais panorâmica e quadrada da imagem, Dan utilizou lentes de diâmetro bem menor, com o intuito de capturar planos mais fechados, de forma “mais apertada”, dando ainda mais aquela sensação de “pouco espaço” e confinamento dos personagens no Bunker. Sem falar nos momentos em que essas lentes captam o grande Howard, tornando-o bem maior e assustador.
Em suma,a obra mostrou a promessa de seu diretor, como um bom cineasta ao caminho do sucesso e, mesmo com algumas falhas, a impecável atuação de John Goldman – colocando-se como um dos melhores papeis da carreira-. Creio que Goldman não será mais lembrado apenas por Fred Flintstone, mas também por seu trabalho em 10 Cloverfield Lane.
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