Poderia me Perdoar ?
(Can You Ever Forguive Me ?)
É curioso que, cada vez mais as Cinebiografias veem tomando espaço nas telonas da 7ª Arte. Bohemian Rapsody, Green Book,e o futuro Rocketman, (sem contar os lançados em serviço de streaming) são provas vivas disso. Entretanto, o que impressiona mais é o fato da história de Lee Israel conseguir cativar de uma forma tão amigável o publico brasileiro - cujo grande parte desconhecia dos fatos que englobam este escândalo dos anos 90, nos EUA-. Poderia me Perdoar ? sem dúvidas marcou a vida de Melissa McCarthy. Uma mulher carismática, conhecida por comédias leves e pastelonas, mostrou ter um enorme potencial para papéis dramáticos.
O enredo trata da vida de Lee Israel, uma notável escritora de sucesso dos anos 80 - mais conhecida por escrever ótimas biografias-. Contudo, os anos vão se passando e infelizmente o mercado literário já não se enquadra mais com as características da escritora, causando perca do seu emprego.
Em meio a dívidas, incertezas, desesperos muita, muita bebida, mesmo !. Lee cai em uma crise existencial que logo é desapercebida, perante o surgimento de uma grande ideia para solucionar seus problemas. A falsificação de cartas/documentos escritos por famosos da literatura americana da época.
Essa pratica de falsificação ganhou ainda mais força quando o personagem coadjuvante de Richard E. Grant, o também escritor Jack Hock.
Vivendo uma vida no estilo Low Life, Jack não é só o alívio cômico da trama, como também o responsável por subtramas que compõem o enredo. A sacada mais curiosa feita pela diretora Marielle Heller é justamente a amizade entre Lee e Jack. Justamente por ficar claro as opostas personalidades de ambos, praticamente não faria sentido uma boa sintonia entre eles. Entretanto, isto sempre aconteceu e acontece durante o nosso dia-dia. Creio que o que serviu de causa para unir os dois personagens foi a situação "merda" que se encontravam.
Conforme o longa vai se estendendo, as populares cartas vendidas por Lee vão se tornando cada vez mias desejadas pelos colecionadores de arte, até o momento em que a desconfianças começa a aflorar gradativamente até o momento do desfecho da história.
Em suma, Poderia me Perdoar ? trata da questão da dificuldade de conseguir ter sua própria voz perante a sociedade e , por mais que pareça imprudente, a única forma de se expressar é perante a transfiguração de outro alguém - sendo assim a unica forma de dar movimento à em sua vida.
Dos pouco deslizes que a trama apresentou, o climax que poderia ter um pouco mais de relevo, enfim...foi um bom filme ! Com uma temática cativante.
Comentários
Postar um comentário