Infiltrados na Klan

Gênero: Drama, Comédia.






  Spike Lee já é bem conhecido por sempre apresentar temas revolucionários sobre discussões raciais e luta contra o preconceito generalizado em seus filmes, como por exemplo em sua obra prima Malcon X (1992) e Faça a Coisa Certa (1989).


   Tratar desses assuntos polêmicos (que, infelizmente até hoje, está presente no mundo em que vivemos) requer uma responsabilidade ainda maior dos produtores e diretores pois a maneira com que o filmes se expressa, afetará diretamente não só o  público como toda uma sociedade.

Em 2018, Spike Lee quis ir ainda mais longe. Sua decisão de dirigir Infiltrados na Klan, fora de apresentar um longa capaz de chocar a liberdade racial perante um dos movimentos extremistas de supremacia branca, a Klu Klus Klan.

Tratando do Enredo, nos anos 70, Ron Stallworth (John David Washington), um jovem afro-americano decide entrar para a polícia de Spring Colorado e acaba tendo a ideia de se infiltrar na Klan  para investigar atentados racistas da época. para esta operação, Ron conta com a ajuda do policial judeu Flip Zimmerman (Adam Driver).  O inteligente é que ambos os policiais possuem o mesmo disfarce -  enquanto  Ron  se passa por um membro da Klan , pelo telefone, Flip utiliza o mesmo disfarce, porém em reuniões presenciais.



   Toda essa troca e vai e vem é feito de maneira que prende a atenção do especador até os últimos minutos da trama.

   Os antagonistas não um espaço muito grande para serem desenvolvidos, porém o intuito é mostrar a a organização extremista em si, portanto suas atuações foram na medida certa.


   Confesso que jamais presenciei uma história que pudesse trazer alívios cômicos bem expressivos e situações de drama bem densas ao mesmo tempo. É de se concluir que o enredo não retrata uma história dramática com tons de humor, nem uma comédia com tons de drama. É tudo junto e misturado. O mais interessante é que não enjoativo e muito menos irritante.


   De cara, alguns cinéfilos podem dizer que Infiltrados na Klan pode ter alguma semelhança com a obra americana The Blak Klansman (1966), contudo, penso que não passa de uma coincidência.


   Além dos personagens principais terem o nome semelhante (Jerry Ellsworth e Ron Stallworth) e ambos os plots tratam de operações de infiltração na K K Klan, as tramas são totalmente diferentes. Talvez possa ser uma mera similaridade ou até uma homenagem de Spike à outra história.

   Em suma Infiltrados na Klan  sabe misturar drama e humor de uma maneira extremamente bem feita. sabendo trocar a chave nos momentos corretos de um clima leve e cômico para tenso e amargo. Contendo uma mensagem densa e bem reflexiva para os espectadores. Sem falar nas atuações da "dupla dinâmica" estão bem acima do resto do Casting - dando um destaque maior a John David Washington-.








Comentários

Postagens mais visitadas